Do livro "Dimensões Espirituais da Psicologia" de Hazrat Inayat Khan
Parte II: A Natureza da Mente
Razão
O que é razão? Razão é aquilo que diz para alguém "isto é certo e aquilo é errado". Todas as disputas, argumentos e discussões parecem se basear na razão. A causa de toda desarmonia, todo desacordo, é a perplexidade que é causada por não entender a razão do outro. Entretanto, razão é algo que, antes que alguém a tenha analisado, não é nada mais que ilusão.
A onde razão pertence? Razão pertence à terra e ao céu: sua profundidade é celestial; sua superfície é terrena. E aquilo que preenche a lacuna na forma de razão, entre terra e céu, é aquela parte do meio que a une. Portanto, razão pode ser ou muito confusa ou muito iluminada. Existe a profundidade da razão, a mais perfeita razão, que pertence ao céu; e há outra razão que pertence à terra. Se uma pessoa diz para alguém, "Por que você pegou a capa de chuva de outra pessoa?" ele pode responder, "Porque estava chovendo." Ele tem uma razão; outra razão é necessária para pensar, "Porque eu não devo pegar a capa de chuva de outra pessoa. Embora esteja chovendo, não era minha capa de chuva." Aquela é completamente outra razão. Você pensa que ladrões e assaltantes ou grandes assassinos não têm razão? Às vezes eles têm grandes razões; mas a razão deles está na superfície. Não pode um ladrão dizer para justificar sua ação, "O que é para aquela pessoa rica se perder tanto dinheiro? Aqui estou eu, um homem pobre. Eu posso fazer um uso melhor disso. E só peguei tanto quanto eu queria. É útil, posso fazer algo bom com isso."
Agora indo para a essência das coisas, onde nós conseguimos razão, onde nós aprendemos isso? Aprendemos razão terrena das nossas experiências terrenas. Quando dissemos, "Isto é certo e aquilo é errado," é somente porque nós aprendemos na terra a dizer assim. Para uma criança inocente que acabou de nascer na terra e que não tem ainda aprendido a conhecer certo e errado, não é nada; ele ainda não adquiriu razão terrena.
Razão está conectada ao impulso e ao pensamento. Razão que está conectada a pensamento é a parte do meio da razão; razão que está conectada a impulso é a parte de baixo da razão. Mas razão que é inspiradora é razão celestial. Esta razão revela luz divina; isso vem pelo despertar da razão que se encontra vivendo no coração de Deus.
Traduzido e destacado do livro "Spiritual Dimensions of Psychology" (Dimensões Espirituais da Psicologia) de Hazrat Inayat Khan.
Kommentare